quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Integral ou branco, qual é o melhor pão?

Qual a principal diferença entre esses pães?


O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. O pão integral actualmente comercializado contém farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes encontram-se no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca.

Normalmente, utilizam-se as duas farinhas juntamente. As quantidades podem variar de 50 a 85% de farinha integral, podendo-se também adicionar farinha de centeio, de acordo com o tipo de pão que se pretende obter.


Qual é mais nutritivo?
Ambos apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana.

Na composição do pão o amido funciona como "combustível" para o organismo; a vitamina B1 é importante para a nutrição celular, funcionamento dos músculos e sistema nervoso; a vitamina B2 é essencial para o crescimento e metabolismo; a vitamina E previne as peroxidações e o envelhecimento. Também são ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Estes nutrientes encontram-se nos dois pães, no entanto, o pão integral tem quantidades mais significativas.

Um engorda menos que o outro?

A diferença está no valor energético. Uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente mais 40 calorias que a mesma fatia de pão integral.

O pão integral é mais consistente implicando mais tempo de mastigação, é mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. A sua riqueza em fibras e amido torna-o mais nutritivo e permite-nos passar mais tempo sem a sensação de fome.

O pão integral pode regularizar o intestino?
Por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.


Existe alguma contra-indicação para o consumo de algum destes pães?
O pão integral não é muito recomendado para crianças. Se ingerido em demasia, devido ao seu elevado teor de fibras, pode perturbar a absorção de cálcio presente em outros alimentos como, por exemplo, o leite.

Pelo mesmo motivo, grávidas e mulheres no período de menopausa também devem evitar consumo excessivo deste tipo de pão pois, devido à sua composição poderá a absorção de cálcio e zinco, entre outros minerais ser impedida.


1 comentário:

Anónimo disse...

A apresentação deste blog está excelente e a história do pão branco e integral está optima até ficai a saber muitas mais coisas, devem continuar assim.
A avó da aluna Joana