quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Integral ou branco, qual é o melhor pão?

Qual a principal diferença entre esses pães?


O pão integral difere do branco no tipo de farinha utilizada para sua fabricação. O pão integral actualmente comercializado contém farinhas integrais, que apresentam pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes encontram-se no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca.

Normalmente, utilizam-se as duas farinhas juntamente. As quantidades podem variar de 50 a 85% de farinha integral, podendo-se também adicionar farinha de centeio, de acordo com o tipo de pão que se pretende obter.


Qual é mais nutritivo?
Ambos apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana.

Na composição do pão o amido funciona como "combustível" para o organismo; a vitamina B1 é importante para a nutrição celular, funcionamento dos músculos e sistema nervoso; a vitamina B2 é essencial para o crescimento e metabolismo; a vitamina E previne as peroxidações e o envelhecimento. Também são ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Estes nutrientes encontram-se nos dois pães, no entanto, o pão integral tem quantidades mais significativas.

Um engorda menos que o outro?

A diferença está no valor energético. Uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente mais 40 calorias que a mesma fatia de pão integral.

O pão integral é mais consistente implicando mais tempo de mastigação, é mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. A sua riqueza em fibras e amido torna-o mais nutritivo e permite-nos passar mais tempo sem a sensação de fome.

O pão integral pode regularizar o intestino?
Por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.


Existe alguma contra-indicação para o consumo de algum destes pães?
O pão integral não é muito recomendado para crianças. Se ingerido em demasia, devido ao seu elevado teor de fibras, pode perturbar a absorção de cálcio presente em outros alimentos como, por exemplo, o leite.

Pelo mesmo motivo, grávidas e mulheres no período de menopausa também devem evitar consumo excessivo deste tipo de pão pois, devido à sua composição poderá a absorção de cálcio e zinco, entre outros minerais ser impedida.


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

História do Pão

A partir da nossa visita, ficamos curiosos e quisemos saber mais coisas sobre o pão. Então, por este meio, iremos contar um pouco sobre a " História do Pão".


Segundo os historiadores, o primeiro pão surgiu juntamente com o cultivo do trigo, na região de Mesopotâmia, onde actualmente está situado o Iraque. Supõe-se que, em princípio o trigo fosse apenas mastigado.

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada com o fruto do Carvalho, a que se chama bolota, landes ou noz. Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos, por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente, por diversas vezes, antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. As broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas.
A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto onde, há cerca de 6 mil anos seria descoberta a fermentação.

O primeiro pão fermentado teria sido descoberto por acaso. Se uma massa (sem qualquer fermento adicionado) for deixada ao ar, ela irá levedar. Em função das condições de temperatura e humidade, o tempo necessário para a fermentação natural pode variar de entre 4 a 8 horas, mas a massa acabará por levedar. Se antes de cozer a massa, se retirar uma porção da massa levedada, obtém-se o fermento para a próxima fornada. A esta forma de fermentação chama-se fermentação natural ou massa velha.

O pão fermentado com massa velha fica com um sabor e aroma característicos, às vezes com um ligeiro travo ácido ou avinagrado. Em Portugal ainda se produz muito pão de massa velha. O pão alentejano e muitas broas minhotas são exemplos disso. Nas grandes superfícies comerciais e nas casas de produtos naturais/saudáveis também se encontra pão de massa velha ou fermento natural.

O pão também teve sua história na Grécia e em Roma.
Na Grécia ocorreu na mesma época que no Egipto, já em Roma foi bem mais tarde (800 anos a.C.), porém com grande importância.
Foi em Roma, por volta de 500 a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros, tendo se tornado o principal alimento daquela civilização preparado em padarias públicas.
Pode-se dizer que, com a expansão do Império Romano, o hábito de consumir pão difundiu-se em grande parte pela Europa.
No entanto, a industrialização trouxe formas mais rápidas de produzir pão.
O fermento de padeiro, que na grande maioria é utilizado para a fermentação do nosso pão, é um concentrado de leveduras . Como concentrado que é, torna a fermentação mais rápida e mais intensa. No entanto, os mais atentos ao paladar do pão detectam a falta dos sabores e aromas que o fermento de padeiro não consegue "imitar".
Por isso, existem vários tipos de pão, onde são adicionados sementes, frutos secos, naturais ou cristalizados, etc.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Visita de Estudo ao Fabrico do Pão

A nossa turma do 6ºG, realizou no 1º Período, uma visita de estudo para
termos conhecimento do fabrico do Pão.
Foi-nos explicada a receita que passamos a divulgar:


INGREDIENTES:
- 4 litros de água
- 5 kg de farinha
- 100 gr. de sal



PREPARAÇÃO:
Depois de se mexer todos os ingredientes durante 10 minutos, junta-se 250 gramas de fermento de padeiro.
A massa repousa 30 minutos, para fermentar. Moldam-se a massa em foma de bolas e vai ao forno durante 45 minutos.
Depois de cozido , todos tivemos a oportunidade de provar o delicioso pão.


Esta visita para além de ter sido divertida também nos despertou muita curiosidade sobre a história do pão.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Depois dos excessos...

A época Natalícia é propícia em excessos alimentares, por isso resolvemos dar-lhe algumas dicas sobre a alimentação que deve fazer depois desta época:

- Faça um diário alimentar e mantenha-o num local visivel .

- Diga não aos doces, troque por frutas e vegetais.

- Evite tomar bebidas alcoólicas.

- Evite os fritos e refogados. Opte por cozidos ou grelhados.

- Elimine a manteiga, a margarina e a maionese.

- O seu prato deverá ser colorido, dando preferência ás saladas .

- Tome sempre o pequeno almoço, que deverá ser rico em fibras .

- Faça exercício fisico diário. Caminhe pelo menos meia hora por dia.